A empresa estatal Rail India Technical and Economic Service (RITES) anunciou que já iniciou o envio da primeira das dez locomotivas encomendadas pela Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), um negócio estimado em 37,6 milhões de dólares (2,3 milénio milhões de meticais).
De conformidade com um transmitido citado pela Lusa, a locomotiva a diesel, de última geração, partiu no dia 9 de Junho da fábrica da RITES, localizada na cidade de Varanasi, com o objectivo de impulsionar a conectividade global.
Em Novembro de 2023, através de uma informação à bolsa de valores indiana, a entidade indiana referiu que todos os concorrentes foram notificados de que o contrato para o fornecimento de dez locomotivas diesel-eléctricas “foi atribuído à RITES por apresentar a proposta mais baixa”.
A mesma nota refere que a RITES também concorria ao fornecimento de 300 vagões aos CFM, tendo informado que o negócio foi atribuído a outro concorrente, sem revelar mais detalhes.
A proposta orçamental do Governo prevê um investimento na compra, para leste ano, de 750 novos vagões com o objectivo de substanciar o transporte ferroviário no País, o que deverá resultar num incremento no tráfico em 26,6%, devido ao aumento do fluxo de passageiros.
De conformidade com o Projecto Poupado e Social e Orçamento do Estado (PESOE) de 2025, autenticado pelo Parlamento, prevê-se ainda o incremento do tráfico de mercadorias, com a plena operação das linhas férreas reabilitadas e expandidas, nomeadamente as de Ressano Garcia (via dupla), Matola Gare-Moamba e Machipanda.
Em Abril, o Governo anunciou a intenção de investir muro de 14 milénio milhões de meticais (217,1 milhões de dólares) até 2030, para a geminação de linhas férreas e compra de carruagens, locomotivas e vagões, com vista a substanciar a capacidade de transporte de passageiros e mercadorias.
“No sistema ferroviário Sul e Núcleo, sob gestão directa da empresa Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), planeámos investir muro de 14 milénio milhões de meticais no período 2025-30 na implementação de projectos estratégicos”, afirmou o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe.
Os resultados operacionais da estatal CFM registaram um incremento de 55% em 2024, atingindo quase 2,52 milénio milhões de meticais (39 milhões de dólares), tendo sido transportados mais de sete milhões de passageiros.

