
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average caiu 0,23%, para os 47.522,12 pontos, o tecnológico Nasdaq Composite Index recuou 1,57%, para os 23.581,14 pontos, e o S&P 500, mais abrangente, teve uma queda de 0,99%, para os 6.822,34 pontos.
                                                    “A fraqueza observada na Meta e na Microsoft serviu de sinal para moderar um pouco o entusiasmo em torno da IA”, referiu Patrick O’Hare, da Briefing.com, à agência France-Presse (AFP).
As duas grandes empresas norte-americanas divulgaram resultados na noite de quarta-feira que foram mal recebidos pelos investidores.
A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, foi a mais afetada, com as suas ações a caírem 11,33% para 666,47 dólares na quinta-feira, eliminando mais de 200 mil milhões de dólares em valor de mercado.
A Microsoft caiu 2,92% para 525,76 dólares.
“Isto não é de forma alguma um colapso do setor, (…) mas sim um período de realização de lucros há muito esperado por um grupo de empresas que experimentou um crescimento explosivo”, analisou Patrick O’Hare.
As gigantes tecnológicas estão envolvidas numa corrida à IA, na qual estão preparadas para investir somas cada vez maiores a cada ano, aproximando-se agora dos 100 mil milhões de dólares.
O mercado “está cada vez mais preocupado com o facto de demorar algum tempo até que estas empresas vejam o retorno destes investimentos consideráveis”, observou Patrick O’Hare.
No âmbito comercial, os investidores não se mostraram particularmente entusiasmados com o encontro entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping.
Certamente, “os contornos gerais do acordo alcançado estavam em grande parte em linha com as expectativas”, destacou O’Hare.
Mas o analista acredita que “permanece a incerteza quanto ao futuro desta relação, uma vez que ambos os lados, os Estados Unidos e a China, demonstraram estar prontos” para retomar a sua guerra comercial “sempre que o considerem necessário”.
Por fim, o otimismo dos participantes no mercado foi de certa forma atenuado pelos comentários do presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, que afirmou na quarta-feira que a redução das taxas de juro em dezembro estava longe de ser certo.
A instituição reduziu as suas taxas de juro na quarta-feira pela segunda vez consecutiva.
Assim, no mercado obrigacionista, a taxa dos títulos do Tesouro norte-americano a 10 anos subiu hoje ainda mais, negociando em torno dos 4,09%, em comparação com 4,06% no fecho de quarta-feira.
No âmbito empresarial, o marketplace ‘online’ eBay (-15,88%, para 83,73 dólares) tropeçou, não conseguindo satisfazer os investidores com as suas previsões para o próximo trimestre.
No entanto, os resultados do último trimestre, de julho a setembro, superaram as expectativas, tanto em termos de lucro líquido por ação como de receitas.
A Moderna (+13,93%, para 28,14 dólares) beneficiou de notícias na imprensa sugerindo uma possível aquisição por uma grande empresa farmacêutica.
Leia Também: Wall Street abre em alta confiante numa descida das taxas diretoras nos EUA
 Painel
Painel             
 

 
 
 
 

 
 
