Mais de 700 funcionários entraram em greve na segunda-feira (03) para exigir contratos e salários justos da empresa chinesa Dingsheng Minerals, no distrito de Chibuto, na província de Gaza, no sul de Moçambique.
A Dingsheng Minerals explora areias minerais pesadas em Chibuto. A empresa possui uma fábrica, orçada em 700 milhões de dólares, que ocupa uma área de 3000 hectares e consiste em duas linhas de produção com capacidade para processar 10 000 toneladas de minerais por dia (principalmente minérios de titânio).
De acordo com os funcionários em greve, a empresa não está a tomar nenhuma medida para aumentar os seus salários (apesar de o salário mínimo legal ter sido aumentado no mês passado).
“Já nos reunimos com a administração da empresa para saber o que aconteceu para impedir o reajuste dos nossos salários. No entanto, a empresa apenas respondeu que não poderia aumentar os salários, uma vez que o valor que paga está acima do que o governo decretou”, disse um trabalhador, citado pelo jornal “O País”.
Os trabalhadores em greve também reclamam más condições de trabalho e negligência em relação à segurança. “Não temos equipamento de segurança, nem mesmo luvas”, disse outro trabalhador, afirmando que só retomarão as actividades quando a empresa atender às suas reivindicações.
(Foto DR)
span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>
Painel