Startups Africanas Seleccionadas Para a Terceira Edição da Investing in Innovation Africa (i3) • Quotidiano Poupado
A Investing in Innovation Africa (i3), uma iniciativa pan-africana para startups que estão a edificar o porvir das cadeias de provisão de cuidados de saúde, seleccionou sete startups africanas para participarem no seu terceiro programa, que oferece até 225 milénio dólares (14,2 milhões de meticais) em financiamento e espeque ao impacto.
Financiada pela Instauração Bill & Melinda Gates e patrocinada pela MSD, Cencora, Endless Foundation, HELP Logistics, Unidade de Saúde Global da Sanofi e Chemonics, a i3 dedica-se a facilitar a comercialização de empresas promissoras em tempo inicial e de desenvolvimento.
As startups seleccionadas recebem apresentações a potenciais clientes líderes na indústria, agências doadoras e Governos, financiamento de subvenções e espeque personalizado à preparação para o investimento dos principais aceleradores Villgro Africa, IMPACT Lab, Startupbootcamp Afritech e CcHUB.
A i3 anunciou agora sete empresas em tempo de desenvolvimento que estão a trabalhar para transformar os serviços farmacêuticos no continente. As startups seleccionadas oferecem soluções tecnológicas poderosas que fortalecem os serviços de farmácia em toda a África, desde a gestão de inventário, proteçcão de produtos, entrega de última milha, recargas de récipe alimentadas por IA, financiamento incorporado e sistemas de farmácia baseados em nuvem.
As startups seleccionadas são:
- Chefaa
- Dawa Mkononi
- Meditecto
- mPharma
- myDawa
- RxAll
- Sproxil
De convenção com o portal Disrupt Africa, estas empresas demonstram, em conjunto, porquê a inovação baseada em dados reforça a resiliência dos sistemas de saúde de África, ao mesmo tempo que impulsiona o desenvolvimento parcimonioso. Operando em 19 países em todo o continente, revelam o poder das soluções localmente fundamentadas e escaláveis para melhorar os resultados dos pacientes, produzir empregos e permitir uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e orientada por dados à graduação.
Para além do espeque financeiro tolerante ao risco, cada startup receberá apresentações personalizadas a clientes, facilitação de negócios sob medida e suporte profissional de informação e resguardo.
A i3 tem porquê objectivo facilitar muro de 150 parcerias estratégicas e influenciar negócios avaliados em muro de 30 milhões de dólares (1,8 milhão de meticais) entre inovadores e grandes compradores de cuidados de saúde. Aliás, as startups participarão no evento emblemático da i3 Access to Markets em Dezembro de 2025, concebido para desencadear parcerias de eminente impacto entre inovadores e grandes empresas de cuidados de saúde, Governos, doadores e agências multilaterais.