Investigadores Criam Sensor Para Detectar Toxinas e Alergénios em Peixes • Diário Económico

Uma equipa de investigadores da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Portugal, desenvolveu um (bio)sensor electroquímico capaz de detectar e quantificar toxinas e alergénios em peixes e frutos do mar.

Estes dispositivos permitem análises descentralizadas realizadas pelas próprias indústrias pesqueiras, eliminando a necessidade de recorrer a laboratórios de análises certificados.a d v e r t i s e m e n t

De acordo com o portal Zap Aeiou, este sensor é o primeiro do género desenvolvido para detectar a toxina (TTX), uma substância extremamente perigosa, considerada 100 vezes mais tóxica do que o cianeto. Além disso, o dispositivo pode ser adaptado para analisar alergénios, como a parvalbumina, o principal alergénio presente nos peixes.

Funcionando de forma semelhante aos sensores utilizados pelos diabéticos para medir os seus níveis de glucose, este (bio)sensor destaca-se pelo seu baixo custo, rapidez de análise e elevada portabilidade e praticidade posssibilitando a sua utilização in situ (no local) por operadores da indústria pesqueira.

Assim, em caso de resultado positivo, permitem interromper uma captura em massa, evitando o desperdício alimentar e de recursos.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16867

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário