
Estudo Revela Que IA Descodifica Sentimentos Dos Animais a Partir Das Vocalizações • Diário Económico
Um novo estudo realizado pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revelou que a Inteligência Artificial (IA) é capaz de decifrar os sentimentos de diferentes variedades de animais com base em padrões vocais. Publicado recentemente na revista científica iScience, a investigação analisou milhares de vocalizações de sete espécies de mamíferos herbívoros com casco: vacas, ovelhas, cavalos, cavalos de Przewalski, porcos, javalis e cabras.
Os investigadores analisaram os factores mais importantes para decifrar as emoções, incluindo a duração, a distribuição de energia, a frequência e a modulação da amplitude das vocalizações. Com base nestas análises, classificaram o “discurso” dos animais em duas categorias: estados emocionais positivos e negativos. O modelo de IA desenvolvido é altamente preciso, com 89,49% de assertividade.a d v e r t i s e m e n t
O estudo revelou que os padrões vocais eram consistentes entre as diferentes espécies, sugerindo que a expressão básica das emoções foi conservada durante a evolução dos animais.
De acordo com os cientistas, esta inovação poderá ser utilizada para desenvolver ferramentas que monitorizem as emoções dos animais em tempo real. Isto seria especialmente útil, por exemplo, quando se lida com gado, proporcionando melhores cuidados veterinários e ajudando também na conservação de outras espécies.
Os autores do estudo disponibilizaram publicamente a base de dados de vocalizações, categorizadas como “chamadas emocionais” de acordo com cada uma das sete espécies abrangidas.
“Queremos que este seja um recurso para outros cientistas. Ao tornar os dados de acesso aberto, esperamos acelerar a investigação sobre a forma como a IA nos pode ajudar a compreender melhor os animais e a melhorar o seu bem-estar”, afirmou Élodie Briefer, uma das autoras do estudo, num comunicado de imprensa.
Fonte: Canaltech