China mantém objetivo de levar astronautas à Lua antes do final de 2030

Em comunicado, a agência afirmou que os principais componentes do projeto estão a progredir de acordo com o calendário previsto. Isto inclui o foguetão de carga pesada “Longa Marcha 10”, a nave espacial tripulada “Mengzhou”, o módulo de aterragem lunar “Lanyue”, o fato lunar “Wangyu” e o veículo espacial “Tansuo”.
 
Todos se encontram na fase de desenvolvimento de protótipos preliminares, estando os trabalhos de conceção a decorrer de acordo com o calendário previsto, lê-se na mesma nota.
Paralelamente, as autoridades iniciaram a construção de novas infraestruturas no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província insular de Hainan, no sul do país.
As instalações incluem sistemas de teste e de lançamento, bem como equipamento terrestre para o controlo da missão. Os planos de conceção já foram aprovados e os trabalhos estão prestes a começar, segundo o comunicado.
O programa de exploração lunar tripulada da China prevê dois lançamentos do “Longa Marcha 10” a partir de Wenchang para colocar o módulo “Lanyue” e a nave espacial “Mengzhou” na órbita lunar.
Uma vez posicionados, os dois elementos acoplar-se-ão no espaço. Dois astronautas serão então transferidos para o módulo lunar, que descerá à superfície lunar com uma aterragem assistida por motor.
Durante a sua estadia na Lua, a tripulação utilizará a sonda “Tansuo” para realizar atividades científicas e recolher amostras. No final da missão, regressarão ao módulo “Lanyue”, que os levará de volta à nave espacial “Mengzhou” em órbita, após o que farão a viagem de regresso à Terra.
As autoridades do programa espacial selecionaram a sua quarta geração de astronautas, que já estão a treinar para as operações de aterragem e exploração lunar, segundo o comunicado.
A missão Chang’e 7 deverá atingir o polo sul lunar em 2026, onde procurará depósitos de gelo de água, enquanto a Chang’e 8, em 2028, explorará possíveis utilizações para os recursos descobertos pela sua antecessora e lançará as bases para a exploração tripulada em 2030.
A China investiu fortemente no seu programa espacial e conseguiu aterrar com sucesso a sonda Chang’e 4 no lado mais distante da Lua – a primeira vez que tal foi conseguido – e chegou a Marte pela primeira vez, tornando-se o terceiro país – depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética – a “atracar” um robô no planeta vermelho.
Leia Também: Huawei vai demorar um pouco mais para lançar novo dobrável triplo

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 17104

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário