A MozParks participou esta semana no fórum Turquia – África (Business and Economic Forum (TABEF 2025) em Istambul, integrando a delegação empresarial moçambicana para apresentar o seu modelo de desenvolvimento industrial e a sua estratégia de expansão a investidores e decisores internacionais.
Durante o painel “Financiamento das Necessidades de Infraestrutura de África: A Experiência Turca de Build-Operate-Transfer como Modelo para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África”, o presidente do Conselho de Administração, Adrian Frey, explicou como a MozParks está a desenvolver uma rede nacional de 20 parques industriais destinados a atrair investimento, criar empregos e promover a agregação de valor dentro de Moçambique.
Frey destacou o Parque Industrial de Beluluane como um modelo comprovado de sucesso, que acolhe mais de 70 empresas, gera 10 000 empregos directos e garante rendimento para mais de 100 000 pessoas. O mesmo conceito está agora a ser expandido para Cabo Delgado, onde o Governo Provincial adotou um quadro legal que exige que os fornecedores e prestadores de serviços dos projetos de petróleo, gás e mineração operem a partir de parques industriais.
“Um parque industrial é, na sua essência, um ecossistema: conecta investidores a oportunidades, fornecedores a mercados e pessoas a empregos”, afirmou Frey. “Este novo enquadramento é um marco para Moçambique. Garante que os grandes projetos gerem verdadeiro conteúdo local, ao adquirirem bens e serviços produzidos internamente, enquanto os parques industriais asseguram a estrutura, os padrões e a supervisão que tornam isso possível.”
Segundo Adrian Frey, a iniciativa Parques de Cabo Delgado, desenvolvida em parceria com o Governo Provincial, inclui quatro parques industriais e duas bases logísticas destinadas a acolher fornecedores, fabricantes e PME ligadas ao setor extractivo. “Em conjunto, integram um esforço mais amplo de descentralização do crescimento industrial e de transformação da riqueza dos recursos naturais de Moçambique em oportunidades económicas sustentáveis e de longo prazo”, ressalvou.
A participação da MozParks na TABEF reflecte a presença crescente de Moçambique nas plataformas internacionais de investimento e reforça o compromisso do País em construir uma base industrial sustentada na participação local, na integração regional e no desenvolvimento sustentável.
(Foto DR)
span { width: 5px; height: 5px; background-color: #5b5b5b; }#mailpoet_form_3{border: 0px solid #000000;border-radius: 0px;color: #ffffff;text-align: left;}#mailpoet_form_3 form.mailpoet_form {padding: 0px;}#mailpoet_form_3{width: 100%;}#mailpoet_form_3 .mailpoet_message {margin: 0; padding: 0 20px;}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 input.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 select.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 textarea.parsley-success {color: #00d084}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_validate_error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 input.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 select.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 textarea.textarea.parsley-error {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-errors-list {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-required {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .parsley-custom-error-message {color: #cf2e2e}
#mailpoet_form_3 .mailpoet_paragraph.last {margin-bottom: 0} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 {background-image: none;}} @media (min-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .last .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}} @media (max-width: 500px) {#mailpoet_form_3 .mailpoet_form_column:last-child .mailpoet_paragraph:last-child {margin-bottom: 0}}
))))>))>

