O Governo acaba de lançar um programa piloto de revitalização do serviço de manutenção hospitalar, com o apoio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional-JICA.

Numa primeira fase o processo abrange os serviços de manutenção hospitalar de Lichinga, Cuamba, Cabo Delgado, Xai-xai e Bilene, entre hospitais distritais e provinciais.

Até ao momento, cerca de trinta técnicos de reparação múltipla de equipamentos hospitalares foram capacitados na gestão de software de gestão de manutenção, sistema de rastreamento, telemetria e plataformas digitais.

Segundo o embaixador do Japão em Moçambique, Hamada Keiji, estes equipamentos permitem prever avarias antes que ocorram. 

Hamada Keiji, frisou que quanto mais disciplinados se fôr na manutenção preventiva, menos despesas vão ser debitadas devido às avarias.

Voz: Hamada Keiji, Embaixador do Japão em Moçambique

Por seu turno, o Ministro da Saúde, Ussene Isse, defendeu que a clareza no diagnóstico, aliado ao conhecimento antecipado do estado operacional dos equipamentos contribui para evitar a perda de vidas humanas. (RM)

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts