Se está à procura de emprego deve saber que ter um currículo bem feito é muito importante, mas o dia e a hora que escolhe para o enviar também importam. De acordo com a Adecco, o ideal é enviar a candidatura entre terça e quinta-feira, em especial antes das 9h00. 

“As candidaturas enviadas entre terça e quinta-feira, especialmente logo pela manhã (antes das 9h), tendem a ser as mais eficazes. Evitam a acumulação de e-mails típica do início e fim de semana e surgem num momento em que os responsáveis de recrutamento têm maior disponibilidade para analisar os perfis com atenção”, adianta a empresa de recursos humanos. 
De fora devem mesmo ficar as segundas e as sextas-feiras: 
“Evitar segunda e sexta-feira é também uma recomendação clara: segunda costuma ser marcada por ausências e replaneamento interno, enquanto sexta é sinónimo de urgências de última hora e foco no encerramento da semana. Já os fins de semana ou feriados prolongados devem ser evitados por completo, o risco de o CV ficar esquecido na ‘pilha de segunda-feira’ é demasiado elevado”, explica a Adecco. 
De acordo com a empresa, “num mercado altamente competitivo, o timing pode ser uma vantagem real”. 
A Adecco cita dados internos e a observação de tendências internacionais e revela que “o dia e a hora em que o currículo é enviado influenciam diretamente a probabilidade de ser lido e de gerar contacto”.

Procuram-se profissionais para o atendimento ao cliente, operadores de logística, reposição e embalamento e entre outras. As vagas estão distribuídas por várias zonas do país, com maior concentração em Lisboa e no Porto.
Notícias ao Minuto | 14:50 – 04/11/2025

“A eficácia de uma candidatura não depende apenas do conteúdo do currículo. Depende também de como, quando e onde é enviada. Enviar o CV ao meio-dia ou ao final do dia pode ser menos eficaz, pois os processos de triagem já terão avançado. Da mesma forma, a candidatura deve ser sempre acompanhada de uma presença online atualizada, com destaque para o LinkedIn e de um registo organizado das candidaturas feitas e follow-ups realizados”, acrescenta a Adecco Portugal. 
Leia Também: Mercadona abriu hoje mais um supermercado. “Gerou 90 novos” empregos
Pondera mudar de emprego? Prepare-se
A empresa de recrutamento deixa ainda uma nota “para quem pondera uma mudança de emprego”, já que a “preparação deve começar com alguma margem”.
“O tempo médio de transição profissional ronda os quatro meses, sendo recomendável iniciar a pesquisa com pelo menos dois a três meses de antecedência. Este planeamento permite, por exemplo, colmatar lacunas formativas e preparar entrevistas com mais confiança”, pode ler-se no site da Adecco Portugal. 

O Banco de Portugal (BdP) aponta para um abrandamento do nível de emprego no país e para uma estabilização do nível de desemprego até 2027.
Lusa | 13:05 – 07/10/2025

Leia Também: Empresas reforçam equipas para o Natal. “Mais de 1.000 vagas” de emprego

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts