O Banco de Moçambique (BdM), na sua qualidade de regulador do sistema financeiro nacional, anunciou, nesta sexta-feira (13), que as reservas do Fundo Soberano do País totalizavam 116,8 milhões de dólares a 10 de Fevereiro.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, cabe ao Banco de Moçambique assegurar a gestão operacional do Fundo, incluindo a aplicação dos seus recursos nos mercados financeiros internacionais. Actualmente, as receitas do mesmo resultam da produção de gás natural liquefeito (GNL) nas áreas offshore 1 e 4 da bacia do Rovuma. A expectativa é que, no futuro, outros projectos de petróleo e gás também passem a contribuir para o financiamento do Fundo.

Segundo dados disponíveis no site do banco central, estes valores representam um aumento de 6,8 milhões de dólares em relação ao capital inicial de 109,9 milhões, registado a 10 de Dezembro de 2025, quando o Fundo entrou em funcionamento.

“O lucro registado resultou de juros sobre depósitos de curtíssimo prazo (overnight) realizados junto de três contrapartes estrangeiras, nomeadamente o Bred Banque Populaire, de França, o The Toronto-Dominion Bank, do Canadá, e o Sumitomo Mitsui Trust Bank and Ltd., do Japão”, refere a nota.

De acordo com o documento, a gestão da carteira “observa rigorosamente as restrições definidas na Política de Investimento do Fundo, nomeadamente a proibição de investimento em instrumentos emitidos por empresas moçambicanas, em moeda nacional, em imóveis ou infra-estruturas localizadas em Moçambique; a restrição à participação em empresas imobiliárias, empresas de infra-estruturas ou fundos com enfoque principal em Moçambique; e a proibição de operações que possam comprometer a estabilidade financeira nacional.”

“A carteira segue uma abordagem conservadora e diversificada, baseada em índices de referência estratégicos que privilegiam instrumentos de baixo risco e elevada liquidez.”

No entanto, o documento do BdM não fornece detalhes sobre os custos operacionais cobrados pela gestão da carteira de investimentos do Fundo.a d v e r t i s e m e n t

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts