
O CEO da Larian Studios, Swen Vicke, afirmou numa sessão AMA (Ask Me Anything) de perguntas e respostas no Reddit que a produtora não recorreria ao uso de Inteligência Artificial generativa durante o processo de criação de arte conceptual no desenvolvimento dos seus jogos.
Vicke comprometeu-se em não recorrer à tecnologia na produção do próximo jogo da produtora, “Divinity”.
“Primeiro de tudo – não haverá qualquer arte criada por Inteligência Artificial generativa em ‘Divinity’”, afirmou o líder da Larian Studios. “Sei que tem havido muita conversa sobre nós usarmos ferramentas de Inteligência Artificial como parte da exploração na arte conceptual. Já dissemos que isto não significa que a arte conceptual propriamente dita seja gerada por Inteligência Artificial, mas compreendemos que se criou confusão. Portanto, para garantir que não há espaço para dúvidas, decidimos evitar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa durante o desenvolvimento de arte conceptual. Desta forma, não há espaço para discussão sobre a origem da arte”.
Serve recordar que a Larian Studios foi responsável pelo desenvolvimento de “Baldur’s Gate III’, um jogo lançado no final de 2023 e que foi considerado um dos melhores jogos desse ano.
A lista de 12 títulos é composta por apenas dois jogos lançados em 2025, com a preferência por jogos lançados em anos anteriores a verificar-se também nas consolas da PlayStation nos EUA.
Miguel Patinha Dias | 11:11 – 09/01/2026
Apesar do sucesso na PlayStation 5, Xbox Series e PC, parece que não há quaisquer planos para lançar “Baldur’s Gate III” na Switch 2 – a mais recente consola da Nintendo que chegou às lojas em junho de 2025.
Sobre a possibilidade de “Baldur’s Gate III” ser lançado na Switch 2, Vicke afirmou no Reddit que, apesar de a equipa da Larian Studios ter tido a vontade de o fazer, não teve qualquer peso na decisão final.
“Não foi uma decisão nossa”, afirmou Swen Vicke, indicando assim que a detentora dos direitos de “Dungeons & Dragons” no qual se baseia “Baldur’s Gate III”, a Wizards of the Coast, não esteve interessada em levar o jogo para a Switch 2 ou até que a faltou apoio da Nintendo para tratar do processo de adaptação.
Leia Também: PlayStation 5 vai receber mais um exclusivo Xbox em fevereiro
Painel