
VII congresso da OJM na Matola revela três candidatos ao incumbência de Secretário-Universal
O Secretário-Universal da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), Silva Livone, apresentou os perfis dos três candidatos ao incumbência de Secretário-Universal, que serão eleitos durante o VII Congresso marcado para os dias 10 a 12 de Julho, na cidade da Matola.
Os candidatos são Constantino André, originário da província de Gaza; Baera Moreira, da Cidade de Maputo; e Samson Chongo, proveniente de Tete. Silva Livone ocupa o incumbência desde 2022, tendo sido recentemente nomeado para o incumbência de Secretário de Estado da província do Niassa, o que o leva a deixar a liderança da OJM.
Em relação a Constantino André, o Secretário-Universal destacou a sua formação em diplomacia e relações internacionais, muito uma vez que um curso de pós-graduação realizado na República Popular da China. André tem uma longa trajectória no movimento associativo juvenil e uma sólida presença no Juízo Vernáculo da Juventude e na OJM.
Baera Moreira, finalista da Universidade Eduardo Mondlane, é descrito uma vez que um jovem emergente, membro do Secretariado para a Superfície de Mobilização e Propaganda, além de exercitar a função de porta-voz da OJM e ter sido presidente do parecer distrital de Ka Mphumo.
Samson Chongo é caracterizado uma vez que um jovem empreendedor, com uma dedicação notável à motivo da organização, da qual é militante há vários anos.
Silva Livone fez questão de sublinhar que, para além dos perfis apresentados, cabe à Percentagem Política realizar uma estudo aprofundada, considerando também os antecedentes criminais, comportamentais, ideológicos, académicos, intelectuais, o nível de patriotismo e a experiência em organizações e missões juvenis.
Durante o congresso, será discutida a independência económica dos jovens, destacando a urgência em fabricar oportunidades para leste segmento da população moçambicana, considerando a pluralidade do país.
A OJM expressou satisfação com o desempenho do partido e do Governo, reiterando a sua crédito na geração de mais oportunidades para os jovens.
O evento contará com a participação de 1.250 jovens, incluindo 1.150 delegados e 100 convidados de várias províncias. Espera-se ainda a presença de membros da Percentagem Política da Frelimo, primeiros secretários dos Comités da Frelimo, antigos presidentes do partido, muito uma vez que representantes de organizações juvenis internacionais, entre as quais a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA), a Liga da Juventude do Congresso Vernáculo Africano (ANCYL), a Liga da Juventude Comunista da China (CYLC) e a lado jovem do partido político Labareda Cha Mapinduzi (CCM) da Tanzânia (UVCCM).