
Tomada de posse de 34 deputados da RENAMO e do MDM
Receba vagas no seu WhatsApp
Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.
Clique aqui para seguir
Trinta e quatro deputados dos partidos da oposição, Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), tomaram posse, duas semanas após a investidura do novo Parlamento, resultante das eleições realizadas a 9 de Outubro.
Na cerimónia, foram empossados sete dos oito deputados do MDM e 27 dos 28 da RENAMO.
Margarida Talapa, presidente da Assembleia da República, sublinhou a importância do Parlamento como um espaço privilegiado para o debate político e a geração de consensos, enfatizando a necessidade de promover uma convivência harmoniosa que respeite a diversidade da sociedade moçambicana.
“O tempo urge para participarmos com todas as nossas energias na pacificação da sociedade moçambicana”, declarou Talapa, apelando a uma nova abordagem por parte dos deputados para que a Assembleia seja capaz de “mostrar resultados diferentes”. A presidente reafirmou que a Assembleia da República deve ser a digna representante de todos os moçambicanos.
José Manteigas, um dos recém-empossados deputados da RENAMO, comentou a decisão do partido de participar na cerimónia, após a ausência na sessão de investidura, que ocorreu a 13 de Outubro. “Hoje tomamos posse porque estamos certos de que os moçambicanos devem ser defendidos. Os interesses dos moçambicanos devem ser protegidos, os superiores interesses da nação moçambicana devem ser defendidos”, afirmou Manteigas, reiterando o compromisso do partido com a protecção dos direitos e interesses da população.