
Presidente da República conclui visitante a Espanha
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, afirmou que os objectivos da participação do país na IV Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, que termina amanhã em Sevilha, foram plenamente alcançados.
Durante uma conferência de prensa realizada esta tarde na cidade espanhola, Chapo destacou que Moçambique conseguiu transmitir a sua mensagem sobre a premência de uma reengenharia na cooperação internacional, enfatizando a valia da justiça e justiça no entrada ao financiamento. Esta abordagem visa asseverar o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas, mormente no que toca às metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Outrossim, o Presidente referiu que o país partilhou a sua experiência na troca de dívida por iniciativas climáticas, buscando prometer que os recursos destinados ao serviço da dívida sejam investidos em projectos de temperamento ambiental. Chapo mencionou que já foram estabelecidos acordos nesse sentido com o Reino da Bélgica.
A delegação moçambicana, que participou da conferência, teve a oportunidade de manter diversos encontros com representantes de instituições financeiras, um paisagem considerado crucial para o desenvolvimento de Moçambique.
Entre as entidades mencionadas pelo Superintendente de Estado, destacam-se o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, muito porquê o Recomendação Europeu.