Daniel Chapo afirma que plano do Governo não tem relação com recomendações de Mondlane

Receba vagas no seu WhatsApp
Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.
Clique aqui para seguir

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, afirmou não ter sido contactado pelo alegado “amigo comum” citado pelo político Venâncio Mondlane, numa recente entrevista ao jornal norte-americano New York Times, que estaria a mediar um encontro entre ambos. 
Em declarações à CNN Portugal, Chapo expressou a sua expectativa de que este amigo comum entrasse em contacto, permitindo assim que fossem discutidas eventuais mensagens que possam contribuir para a paz no país.
“Eu também ouvi dizer destes contactos, mas este amigo comum ainda não me contactou. Mas, tenho certeza absoluta de que este amigo comum vai contactar-me e, a partir daí, vamos saber qual é a mensagem e, em função dessa mensagem, vamos trabalhar para pacificar o país”, afirmou o Presidente.
Na mesma entrevista, Venâncio Mondlane, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 9 de Outubro, anunciou um conjunto de 25 medidas a serem implementadas nos primeiros 100 dias do novo Governo. Uma das suas propostas inclui a suspensão de manifestações durante três meses, com o intuito de permitir que o Executivo cumpra as suas promessas.
Mondlane enfatizou que o primeiro ponto do seu plano consiste em “parar com toda a violência contra a população”, referindo-se ao que descreveu como um “genocídio silencioso” perpetrado pelo Governo da Unidade de Intervenção Rápida (UIR). O também candidato presidencial solicitou a “libertação incondicional de todos os cerca de quatro mil moçambicanos detidos no âmbito das manifestações”, que considera estarem “detidos ilegalmente”.
Durante a entrevista à CNN, Daniel Chapo sublinhou que o plano de 100 dias do seu Governo “não tem nada a ver com recomendações do sr. Venâncio Mondlane”. O Presidente revelou que a sua administração está actualmente a avaliar os danos causados pelas manifestações, com o intuito de elaborar um plano de recuperação económica. “Nosso objectivo é a paz e a estabilidade social, económica e política do país”, afirmou.
Quanto às propostas de Mondlane, Chapo considerou que se tratam de um “ultimato que tem algumas medidas que são interessantes”, mas reiterou que a implementação das políticas governamentais não depende das sugestões do seu opositor.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15709

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário