A OpenAI e a Broadcom Inc., uma empresa norte-americana de software e semicondutores, anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver e implementar 10 gigawatts de aceleradores de IA personalizados, marcando uma das iniciativas de infra-estrutura mais ambiciosas da era da Inteligência Artificial (IA).
Nos termos do acordo, a OpenAI projectará os aceleradores e sistemas, enquanto a Broadcom liderará o desenvolvimento, o fabrico e a implementação dos componentes de hardware e rede.
A nova parceria representa um passo fundamental no esforço contínuo da OpenAI para integrar verticalmente a sua pilha de IA, incorporando os conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento de modelos de ponta directamente no hardware que os alimenta. Ao projectar os seus próprios chips e sistemas, a OpenAI visa obter maior eficiência, inteligência e escalabilidade em toda a sua infra-estrutura. Os racks, que serão totalmente dimensionados usando as soluções Ethernet e de conectividade avançada da Broadcom, foram projectados para lidar com o crescimento exponencial da procura computacional impulsionado pela base de consumidores em expansão da OpenAI, que agora chega a 800 milhões de utilizadores activos semanais.
As empresas assinaram um termo de compromisso para implantar racks que incorporam os aceleradores da OpenAI juntamente com a arquitectura de rede de alto desempenho da Broadcom. Esses sistemas serão implementados nas instalações da própria OpenAI, bem como em centros de dados parceiros em todo o mundo, reforçando a capacidade da líder em IA de apoiar tanto a pesquisa quanto a implantação em escala comercial de modelos de última geração.
“Desenvolver os nossos próprios aceleradores contribui para o ecossistema mais amplo de parceiros que estão a construir a capacidade necessária para expandir as fronteiras da IA e proporcionar benefícios a toda a humanidade”, afirmou Sam Altman, co-fundador e CEO da OpenAI.
“A colaboração da Broadcom com a OpenAI representa um momento crucial na busca pela Inteligência Artificial geral”, acrescentou Hock Tan, presidente e CEO da Broadcom Inc.
De acordo com o site Connect Money, as implementações deverão começar no segundo semestre de 2026 e estar concluídas no final de 2029.
Nas últimas semanas, a OpenAI assinou acordos de fornecimento e infra-estrutura com a Advanced Micro Devices, Oracle, Samsung e SK Hynix. No mês passado, a empresa firmou um megacontrato separado com a Nvidia para implantar pelo menos 10 gigawatts de centros de dados equipados com chips da Nvidia — juntamente com um potencial investimento de 100 biliões de dólares da Nvidia na OpenAI.
Painel