O empresário John Sculley, que ocupou o cargo de CEO da Apple entre 1983 e 1993, afirmou durante a ida à conferência Zeta Live que a OpenAI é a “primeira rival a sério” da antiga empresa em “muitas décadas”.
No entanto, Sculley apontou que a Apple não tem tido sucesso no desenvolvimento de Inteligência Artificial, apontando que o aparecimento desta tecnologia representa uma mudança de paradigma para as empresas que, depois de décadas a venderem produtos, passarão a vender mais serviços por subscrição.
“Quando tínhamos aplicações no centro de tudo, era como vender ferramentas e vender produtos”, explicou o ex-CEO da Apple de acordo com o site Business Insider. “Quando pensas numa subscrição, é sobre as pessoas pagarem por algo enquanto precisem dela”.
Sobre os rumores que apontam para a possibilidade de Tim Cook, com 65 anos, estar de saída do cargo de CEO, Sculley apontou que esse pode mesmo ser o caso e acrescentou que o sucessor terá de garantir que consegue liderar a transição da Apple para uma empresa de Inteligência Artificial.
O ex-designer da Apple, Jony Ive, afirmou durante o evento anual da OpenAI que teve ideias para 15 a 20 produtos que podem ser desenvolvidos para tirar partido da tecnologia de Inteligência Artificial da empresa.
Miguel Patinha Dias | 15:35 – 07/10/2025
Neste ponto, Sculley foi questionado sobre a colaboração da OpenAI com o ex-designer da Apple e criador do iPhone (assim como de muitos outros produtos da Apple), Jony Ive, notando que é a pessoa certa para criar produtos pensados para a era da Inteligência Artificial.
“(O Jony Ive) foi a pessoa que criou o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad. Se há alguém que provavelmente conseguirá levar essa dimensão para os grandes modelos de linguagem, neste caso a OpenAI, muito provavelmente será o Jony Ive a trabalhar com o Sam Altman”, afirmou Sculley.
Leia Também: Apple deve anunciar três novos produtos esta semana. Eis o que esperar