A aquisição da SchedMD “vai fortalecer o ecossistema de ‘software’ de código aberto e incentivar a inovação em IA em todos os setores e em qualquer escala”, anunciou a Nvidia em comunicado.

Além do fabrico de ‘chips’, a gigante tecnológica norte-americana produz vários modelos de IA, como ‘hardware’ ou ‘software’ de código aberto, para investigadores, programadores e empresas.
A aquisição da SchedMD pela Nvidia faz parte de uma estratégia para garantir o controlo da empresa líder de desenvolvimento do Slurm, um sistema de gestão de carga de trabalho de código aberto para supercomputação e IA.
O ‘software’ de código aberto é uma tecnologia gratuita, para a qual as empresas normalmente vendem suporte técnico e manutenção.
“O Slurm, compatível com o ‘hardware’ mais recente da Nvidia, também faz parte da infraestrutura crítica necessária para a IA generativa, sendo utilizado por programadores de modelos base e construtores de IA para gerir as necessidades de formação e inferência de modelos”, afirmou a Nvidia em comunicado de imprensa.
“Estamos muito felizes em unir forças com a Nvidia, pois esta aquisição é a validação definitiva do papel fundamental do Slurm nos ambientes de supercomputação (HPC) e IA mais exigentes do mundo”, disse Danny Auble, presidente executivo (CEO) da SchedMD.
“A vasta experiência e o investimento da Nvidia em computação acelerada aperfeiçoarão o desenvolvimento do Slurm — que continuará a ser de código aberto — para atender às necessidades da próxima geração de IA e supercomputação”, disse ainda.
A SchedMD foi fundada na Califórnia em 2010 e emprega 40 trabalhadores, segundo a sua página de Internet. Entre os seus clientes, estão fornecedores de ‘cloud’, fabricantes, empresas de IA e laboratórios de investigação em setores como condução autónoma, saúde e ciências da vida, energia, serviços financeiros, indústrias e governos.
Leia Também: Chips da Nvidia começam a chegar à fábrica de IA de Sines em janeiro

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts