
Wall Street fecha em subida moderada com otimismo sobre negociações comerciais – Bolsa
As bolsas de Wall Street fecharam a primeira sessão da semana maioritariamente em subida moderada, com o otimismo em torno das conversações comerciais entre EUA e China, em seguida uma reunião de superior nível entre delegações de ambos os países em Londres.
O abrangente índice S&P 500 subiu 0,21% para 6.014,66 pontos, ficando a respeito de 2% do pico alcançando em fevereiro, enquanto o tecnológico Nasdaq avançou 0,31% para 19.591,24 pontos. Já o industrial Dow Jones estabilizou nos 42.761,76 pontos.
As ações foram impulsionadas pelos sinais dados pelos responsáveis norte-americanos presentes nas negociações. O secretário do Transacção, Howard Lutnick, disse que as discussões entre Washington e Pequim foram “frutíferas”, enquanto o secretário do Tesouro, Scott Bessent, falou numa “boa reunião”.
Por sua vez, Donald Trump disse aos jornalistas na Moradia Branca que “está somente a receber boas notícias” sobre as conversações. “Estamos a sair-nos muito com a China. A China não é fácil”, ressalvou o Presidente dos EUA.
As negociações entre EUA e China vão continuar na terça-feira, de congraçamento com um responsável da Gestão dos EUA, para tentar chegar a congraçamento sobre as exportações de tecnologia e de terras raras.
“Os mercados avançaram com o protraimento das tarifas e a perceção de que serão mais modestas do que o inicialmente previsto”, refere Richard Saperstein, da Treasury Partners, citado pela Bloomberg.
Todavia, o exegeta acrescenta que espera que “os mercados continuem sensíveis às manchetes, uma vez que os acordos comerciais demoram tempo a negociar e notícias inesperadas sobre tarifas devem ocasionar uma notória volatilidade”.
“Embora as condições não sejam tão más uma vez que o esperado, leste não é o momento para complacência”, acrescenta Mark Hackett, da Nationwide. “Estamos a 2% de um sumo de sempre, mas a não ser que haja um evidente catalisador, uma aceleração não parece iminente esta semana.”
Em termos setoriais, as tecnológicas lideraram os ganhos, mas a Apple Inc. recuou mais de 1%, por não ter apresentado novidades de relevo na espaço da lucidez sintético durante a conferência de programadores da empresa.
Já a Amazon avançou murado de 1,6%, depois de ter anunciado um investimento de 20.000 milhões de dólares em centros de dados no estado da Pensilvânia.