
UE preparada para retaliar com tarifas de 21 milénio milhões,
A União Europeia preparou uma lista de potenciais tarifas a empregar a importações de bens norte-americanos no valor de 21 milénio milhões de euros se não conseguir chegar a contrato com os Estados Unidos (EUA), disse o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Numa entrevista ao quotidiano italiano Il Messaggero, publicada nesta segunda-feira, 14 de julho, Antonio Tajani disse que Bruxelas pode continuar com ainda mais taxas aduaneiras sobre os produtos norte-americanos se a Vivenda Branca se mostrar irreduzível na sua decisão. Ainda assim, o governante italiano mostrou-se esperançoso num progresso nas negociações.
O ministro Antonio Tajani também defendeu que, para concordar a economia da Zona Euro, o Banco Medial Europeu (BCE) deve considerar um novo programa de compra de obrigações em traço com o “quantitative easing” e continuar a trinchar as taxas de lucro.
“As tarifas são negativas para todos, a debutar com os EUA”, alertou. “Uma queda dos mercados põe em risco as pensões e as poupanças dos americanos”, acrescentou.
Antonio Tajani defendeu que o objetivo deve ser “tarifas zero” e um mercado desimpedido entre o Canadá, os EUA, o México e a Europa.
No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 30% ao México e à União Europeia (UE) a partir de 1 de agosto, depois de semanas de negociações – por enquanto falhadas – com os dois blocos económicos.
No dia seguinte, a UE disse que ia prolongar a suspensão das suas medidas de retaliação às tarifas norte-americanas até ao início de Agosto e continua a pressionar para um contrato. Já esta segunda-feira, o comissário europeu com a pasta do Negócio, Maros Sefcovic, disse que Washington e Bruxelas estão a aproximar-se de um resultado positivo para as duas partes e avisou que tarifas de 30% podem perfazer com as trocas comerciais entre os dois blocos.