
Tarifas e apagão levam fim espanhol da Bondalti a prever perdas semestrais de 26 milhões – Indústria
A Ercros, química espanhola que está a ser disputada pela portuguesa Bondalti e pela italiana Esseco, estima fechar o primeiro semestre com prejuízos de 24 a 26 milhões de euros, que comparam com lucros de 1,4 milhões em igual período do ano pretérito, indicou esta quarta-feira a empresa.
A empresa prevê que os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) se cifrem entre zero e três milhões de euros. Na primeira metade de 2024 o EBITDA atingiu os 21,4 milhões de euros.
A estimativa, refere a empresa, tem por base os resultados até final de maio e a “visibilidade do mercado em junho”.
A Ercros assinala ainda que o apagão de 28 de abril, que afetou Portugal e Espanha, teve um impacto nos resultados semestrais, com efeitos negativos na produção e nas vendas.
A empresa química reitera as previsões para o conjunto do treino, divulgadas em maio, mas salvaguarda que “neste contexto de elevada incerteza, debilidade da procura, altos custos energéticos e possante concorrência internacional não se pode descartar que a margem e o volume de vendas possam voltar a ser negativamente afetados”.