
Sofala já Dispõe de Uma Unidade Agro-Industrial Para Processamento de Arroz em Mafambisse • Diário Económico
Uma nova unidade agro-industrial dedicada ao descasque e processamento de arroz foi inaugurada esta terça-feira (22) na localidade de Mafambisse, província de Sofala, constituindo um marco importante na estratégia nacional de promoção da agro-industrialização e do fortalecimento da economia rural.
Com uma capacidade instalada para processar até 7500 toneladas de arroz por ano, a infra-estrutura resulta de uma parceria entre o Estado, representado pela Agência do Zambeze, e a empresa Tongaat Hulett, enquadrando-se no modelo de cooperação público-privada. A inauguração da unidade insere-se ainda nos primeiros 100 dias de governação do Presidente da República, Daniel Chapo.
O projecto contempla, numa fase inicial, o apoio directo a mais de 600 produtores locais, abrangendo uma área agrícola de 730 hectares, com o objectivo de garantir uma cadeia de valor eficiente e sustentável no sector do arroz.
Para Nelson António, representante da Agência do Zambeze, a iniciativa pretende “impulsionar a agro-industrialização, aumentar a produção nacional, garantir rendimento sustentável para os produtores e reduzir a dependência de importações.”
A nova fábrica de Mafambisse representa não apenas um investimento em infra-estruturas, mas também um passo estratégico para o aproveitamento racional dos recursos hídricos e agrícolas do Vale do Zambeze, promovendo a inclusão dos pequenos produtores no circuito industrial e comercial do arroz.
Fonte: notícias