Novidade Operadora Aérea Está Retida à Espera de Luz Virente do IACM • Quotidiano Poupado

Apesar de já estarem estacionadas no Aeroporto Internacional de Maputo, as aeronaves da novidade companhia aérea resultante da parceria entre a Solenta Aviation e a FastJet continuam impedidas de levantar voo. A previsão inicial, segundo o Instituto de Aviação Social de Moçambique (IACM), apontava para o início das operações em Junho, o que representaria o término do monopólio da LAM nas rotas domésticas, informou nascente domingo, 29 de Junho, a TV Miramar.

Fontes próximas da operadora, citadas pelo órgão, confirmaram que os aviões Embraer 145 estão prontos, mas retidos por entraves burocráticos, principalmente relacionados com a emissão da licença de exploração. As mesmas fontes levantam a hipótese de interferência de grupos de interesse com o objectivo de travar a ingresso da novidade concorrência.

Contactado pela estação televisiva, o presidente do Recomendação de Gestão do IACM, João de Abreu, afirmou que o início das operações estava efectivamente previsto para nascente mês. Confrontado com os motivos do detença, disse desconhecê-los por estar de férias, mas garantiu que irá inteirar-se da situação.

A ingresso da novidade operadora é aguardada com expectativa por passageiros que dependem, há anos, quase exclusivamente das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), frequentemente branco de críticas por atrasos, cancelamentos e falhas de serviço.

Entretanto, a companhia de bandeira vive também um período conturbado. Em Maio, Dane Kondić foi nomeado presidente do Comité de Gestão da transportadora, no contextura do processo de regeneração. Mas, a 27 de Junho, a Air Botsuana anunciou publicamente Dane Kondić porquê o seu novo presidente do Recomendação de Gestão. Até ao momento, o Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) e os restantes accionistas da LAM não esclareceram se o responsável mantém ou não funções em Moçambique.

Durante o balanço dos seus primeiros 100 dias de governação, o Presidente da República, Daniel Chapo, reafirmou que a regeneração da LAM “é irreversível” e denunciou a existência de “raposas infiltradas” na companhia, promotoras de depravação e “nhonguismo”. “Há quem não queira que a LAM tenha os seus próprios aviões”, declarou.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15664

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário