Moçambique Quer Melhorar Balança Mercantil Com a Tanzânia • Quotidiano Poupado
Empresários moçambicanos e tanzanianos estão em reunião preparatória sobre negócios e investimentos. O encontro, que acontece na cidade de Dar-es-Salaam, surge no contexto da visitante, de três dias, que o dirigente do Estado, Daniel Chapo, efectua à República Unida da Tanzânia, em resposta a um invitação formulado pela sua homóloga Samia Hassan.
De conformidade com o ministro da Economia, Basílio Muhate, a teoria é fortalecer os laços de cooperação económica entre os dois países. “Moçambique tem uma vasta fronteira com a Tanzânia, portanto, interessa-nos fortalecer as parcerias e melhorar o transacção”.
Muhate explicou que há um défice mercantil na balança de transacções com a Tanzânia, havendo urgência de incentivar mais empresários moçambicanos a contribuírem para o aumento das exportações para aquele país vizinho.
“Estamos também focados nos investimentos e estímulos para as Pequenas e Médias Empresas, que são cruciais para o desenvolvimento parcimonioso e melhoria do envolvente de negócios.”
Na Tanzânia, o Executivo moçambicano procura por experiência no sector da lavra, principalmente na produção e comercialização de soja, moca e castanha de caju, tendo também interesses na extensão da indústria extractiva e na retoma da implementação do sistema de paragem única na fronteira que liga os dois países.
A diplomacia entre Moçambique e Tanzânia tem sido caracterizada por uma associação histórica e estratégica, firmada logo depois a independência em 1975.