
Grupo EDP e Sonae dão gás à bolsa de Lisboa. PSI avança 0,74% – Bolsa
A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, numa altura em que os mercados mundiais pesam os avanços e recuos de Donald Trump em relação às tarifas.
Por cá, o PSI soma 0,74% nos primeiros minutos da negociação, para os 6.997,46 pontos. Das 15 cotadas no principal índice português, onze sobem, duas caem e outras duas mantêm-se inalteradas.
A Sonae lidera os ganhos, seguida do grupo EDP. A retalhista avança 2,08%, depois de o Kepler Chevreux ter iniciado a cobertura da empresa com recomendação de “compra”. Logo depois, a EDP Renováveis cresce 1,27% e a EDP sobe 1,1%.
Com valorizações menos expressivas estão a Jerónimo Martins (0,75%), que hoje reúne a sua assembleia geral, a Galp Energia (0,66%) – numa altura em que o petróleo também sobe nos mercados internacionais -, a Navigator (0,6%), a Altri (0,55%), a Mota-Engil (0,51%) e a REN (0,42%).
A Nos, que hoje distribui um dividendo de 0,35 euros pelos acionistas, apresenta o ganho mais curto, de 0,13%.
Em sentido inverso, os CTT perdem 0,28% e a Semapa desvaloriza 0,12%. São as únicas duas cotadas no vermelho. A Ibersol e a Corticeira Amorim mantêm a mesma cotação de fecho da sessão passada.
Notícia atualizada