Europa no vermelho pressionada por pollítica mercantil norte-americana – Mercados num minuto

Europa no vermelho pressionada por política mercantil norte-americana


Os principais índices europeus negoceiam com perdas devido às novas preocupações com a guerra mercantil que pesam a esta hora sobre o sentimento dos investidores, depois de o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter afirmado que iria estabelecer taxas alfandegárias unilaterais no prazo supremo de duas semanas.


O índice Stoxx 600 – de referência para a Europa – recua 0,79%, para os 547,26 pontos.


Entre os principais índices da Europa Ocidental, o teutónico DAX cai 1,25%, o britânico FTSE 100 desce 0,08%, o espanhol IBEX 35 perde 0,72%, o italiano FTSEMIB desvaloriza 1,12%, o holandês AEX cede 0,61% e o gaulês CAC-40 regista perdas de 0,85%.


A recuperação dos índices do Velho Continente estagnou em junho, à medida que as negociações comerciais em curso dão poucos sinais de progressos significativos. O secretário norte-americano do Transacção, Howard Lutnick, afirmou mesmo que um verosímil combinação entre a União Europeia e os EUA deverá ser um dos últimos a ser concluídos.


Nem um combinação de princípio entre a China e os EUA, as duas maiores economias mundiais, afastou o sentimento de cautela que tem marcado a negociação nos últimos dias.


“O nível atual do mercado sugere que o impacto provável das novas tarifas dos EUA sobre o propagação e a inflação ainda não foi estimado”, disse à Bloomberg Benoit Peloille, diretor de investimentos da Natixis Wealth Management.


Ainda assim, o Stoxx 600 continua a registar um desempenho superior ao do S&P 500 nascente ano, com os investidores a afluírem à região na esperança de um impulso ao propagação poupado, não só devido ao incitamento de investimentos na Alemanha, mas também aos cortes nas taxas diretoras do Banco Médio Europeu.


Entre os setores, as “utilities” (chuva, luz, gás) registam a única valorização (+0,05%). Por outro lado, o turismo é o que regista maiores perdas (-2,26%), depois de os dados sobre a inflação nos EUA terem revelado que as tarifas aéreas registaram uma quarta descida mensal consecutiva. Ações das companhias aéreas seguem a pressionar o setor, com a alemã Lufthansa a perder mais de 3% e a EasyJet a tombar 2,67%.


Entre outros movimentos do mercado, a Tesco, multinacional do Reino Unificado do retalho fomentar, segue a lucrar mais de 2%, depois de as vendas da empresa terem aumentado mais do que o esperado.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16863

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário