
EUA vão utilizar tarifas de 25% sobre Japão e Coreia do Sul – Américas
Os EUA vão impor tarifas de 25% sobre as importações do Japão e da Coreia do Sul, de pacto com documentos publicados na rede social Truth Social. Caso os países decidam retaliar, os EUA vão avultar uma sobretaxa de 25% às tarifas que vão cobrar, referem as cartas.
Os dois países asiáticos são os primeiros a verem as tarifas definidas por epístola, que deverão ser enviadas a mais de uma dezena de países, com as taxas que a Gestão Trump decidiu implementar de forma unilateral, na exiguidade de um pacto.
As tarifas serão aplicadas a partir do dia 1 de agosto e estão em risca com as chamadas tarifas recíprocas que tinham sido anunciadas no Dia da Libertação. O Japão tinha uma tarifa de 24% e a Coreia do Sul de 25%.
Depois do pregão, foi implementada uma tarifa base de 10% sobre a maioria dos países durante 90 dias, prazo que termina no próximo dia 9 de julho. Porém, Trump decidiu antecipar o prazo ao propalar as cartas para os dois países esta segunda-feira.
Até agora, a Gestão Trump exclusivamente tinha anunciado acordos ou princípios de pacto com três países: a China, o Reino Uno e o Vietname.