Dugongo Cimentos Investe Mais de 30 M$ Para Construção da Terceira Fábrica em Ancuabe • Quotidiano Parcimonioso

A Moçambique Dugongo Cimentos vai investir um totalidade de 35 milhões de dólares (2,2 milénio milhões de meticais) na construção de uma terceira fábrica, que estará localizada no província de Ancuabe, na província de Cabo Fino, na região Setentrião do País.

De convénio com o coordenador do projecto, Anselmo Amurane, presentemente está ser desenhado o concepção detalhado da fábrica, tendo já sido efectuadas consultas comunitárias para a atribuição do título de Recta de Uso e Aproveitamento da Terreno (DUAT), estando em falta as avaliações ambientais.

Sem progredir a data exacta para o início das obras, Amurane explicou que o projecto vai empregar 900 trabalhadores na construção e 135 na operação. “Contamos assim contribuir para o aumento da capacidade global de fornecimento e produção de cimento”.

“Esta iniciativa visa empregar a estrato juvenil e transmitir conhecimentos técnicos, um pouco que já está a intercorrer ao nível das cidades de Maputo e Nacala, nas regiões Sul e Meio, onde estão situadas duas fábricas do grupo”, sublinhou o responsável citado pela Lusa.

A Moçambique Dungongo Cimentos é detida pelos grupos empresariais SPI (moçambicano) e West China Cement Limited (chinês). A SPI é uma entidade detentora de uma vasta carteira de negócios e tem sido associada à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) por instituições de pesquisa.

A primeira fábrica, localizada no província de Matutuíne, a 70 quilómetros da cidade de Maputo, tem uma capacidade de produção de dois milhões de toneladas de cimento por ano. Já a segunda encontra-se numa dimensão de 50 hectares no município de Nacala, na província de Nampula.

Logo posteriormente a sua ingressão no mercado pátrio, em Maio de 2021, a Dugongo praticou preços de cimento muito inferiores aos que eram aplicados, levando outros operadores a acusarem a empresa de deslealdade e de provocar a falência de outras cimenteiras e despedimentos de mão-de-obra no sector.

Posteriormente meses de operosidade e com preços muito baixos, a empresa subiu o dispêndio do cimento para níveis próximos dos que eram praticados pelas cimenteiras obrigadas a fechar.

A 12 de Setembro de 2022, a Dugongo assegurou que iria remunerar a sanção de 20,5 milhões de meticais, logo aplicada por práticas anticoncorrenciais, multa decretada pela Poder Reguladora da Concorrência com o fundamento de que a empresa não tinha respondido a perguntas do regulador sobre metodologias de operação dos preços de venda.a d v e r t i s e m e n t

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16808

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário