Contrato entre EUA e China anima Japão e Europa. Queda nos lucros empresariais penaliza China – Mercados num minuto

Contrato entre EUA e China anima Japão e Europa. Queda nos lucros empresariais penaliza China


As bolsas asiáticas terminaram a última sessão da semana em terreno misto, com as ações chinesas a derrapar. A subida registada nas praças japonesas foi suficiente para que o índice MSCI Ásia-Pacífico, que agrega as principais praças do mundo, tenha tocado máximos de setembro de 2021, ao subir 0,7% para 204,45 pontos. 


A razão para o otimismo controlado está no convénio mercantil entre os EUA e a China, que foi assinado esta quinta-feira pelas duas partes, anunciou o secretário do negócio norte-americano, Howard Lutnick. Ou por outra, o Tesouro firmou um convénio com os aliados do G7 em que excluirá as empresas norte-americanas de alguns impostos aplicados por outros países, em troca da eliminação da proposta de “imposto de vingança” da lei fiscal do Presidente Donald Trump.


Os dados da economia norte-americana aumentaram a crença do mercado de que a Suplente Federalista dos EUA deverá trinchar as taxas de rendimento. Os analistas falam de uma longa lista de notícias positivas para os mercados financeiros, que se aliam “ao tema da lucidez sintético, que recuperou o ímpeto. Assim, as ações parecem estar a escalar o muro das preocupações”, disse Chetan Seth, estratega da Nomura, à Bloomberg. Também hoje os investidores estarão atentos ao índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) – publicado uma vez que o indicador de inflação preposto da Fed e decisivo para a definição do rumo da política monetária e das taxas de rendimento.


Esta sexta-feira, o iene flutuou depois de a inflação em Tóquio ter acalmado pela primeira vez em quatro meses. Na China, as empresas industriais viram os seus lucros tombar acentuadamente em maio, ilustrando a fraqueza de uma economia pressionada pelo aumento das tarifas dos EUA e a pressão deflacionária persistente. 


As ações da Xiaomi chegaram a disparar 8% para máximos históricos depois de ter revelado um ressaltado número de encomendas do seu segundo veículo elétrico.


Assim, na China, o Shanghai Composite cedeu 0,7% e o Hang Seng, em Hong Kong, perdeu 0,4%. No Japão, o Topix saltou 1,2% e o Nikkei saltou 1,4%. 


Os futuros das ações europeias apontaram para uma fenda em subida, com o Euro Stoxx 50 a subir 0,5%. Hoje a Percentagem Europeia divulga os dados da crédito das empresas e famílias referentes a junho. Em maio, os indicadores recuperaram, com uma subida de um ponto depois de dois meses de quedas, embora tenham continuado inferior da média de longo prazo.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15698

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário