Confirmada Existência de Carvão Mineral na Localidade de Mapoche • Quotidiano Poupado
As autoridades governamentais revelaram que foi confirmada a existência de carvão mineral na localidade de Mepoche, no posto administrativo de Lunho, província de Lago, na província do Niassa, região Setentrião de Moçambique.
“Dos trabalhos de avaliação e reconhecimento realizados por técnicos do sector, foi verosímil encontrar vestígios consistentes de carvão mineral. No entanto, as quantidades existentes no subsolo ainda não são conhecidas”, explicou o director do Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas, Elves Romão.
Citado pela Missiva de Moçambique, o responsável afirmou que a recente invenção vai impulsionar o desenvolvimento poupado da região, e que o início das actividades de exploração do carvão, vão gerar mais postos de trabalho para os jovens.
Recentemente, foi revelado que a empresa chinesa DH Mining Development Limited está a investir mais de 1,9 milénio milhões de meticais (29,4 milhões de dólares) nas operações de produção de grafite na mina de Muichi, no província de Napepe. Trata-se do primeiro processamento daquele minério ao nível da província do Niassa, cujos trabalhos arrancaram no dia 5 de Maio.
Segundo as projecções, a mina de Muichi possui reservas estimadas em 8 milhões de toneladas e a sua exploração faz secção de um esforço do Governo para aumentar a produção de grafite em Moçambique. Além da mina de grafite, a extensão de Muichi também possui um projecto hidroeléctrico, que está em período de implementação, com o objectivo de fornecer vigor para as comunidades locais e para o sector industrial.