A NASA usou, pela primeira vez, Inteligência Artificial para planear uma rota para o rover Perseverance em Marte, com as duas demonstrações feitas pelo Jet Propulsion Lab da agência espacial norte-americana a terem sido concluídas sem problemas.

Conta a NASA que estas duas demonstrações recorreram ao modelo de Inteligência Artificial da Anthropic, o Claude, e que, uma vez traçadas as rotas, foram verificadas por investigadores do Jet Propulsion Lab para garantir que a integridade física do Perseverance não seria afetada pela experiência.
As duas demonstrações – que tiveram lugar nos dias 8 e 10 de dezembro – levaram o Perseverance a percorrer um total de 457 metros e, sem se terem verificado quaisquer problemas, a experiência foi considerada um sucesso.
A NASA usou com o Claude o mesmo procedimento que adota com operadores humanos. O modelo de Inteligência Artificial teve acesso a imagens e dados obtidos pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e foi-lhe pedido que traçasse o percurso garantindo a segurança do rover.
A NASA terá feito algumas alterações ao percurso mas, uma vez enviadas as rotas para o Perseverance, o rover acabou por completar o percurso de forma autónoma.
“Esta demonstração mostra o quanto as nossas capacidades avançaram e amplia a forma as formas como vamos explorar outros mundos”, declarou em comunicado o administrador da NASA, Jared Isaacman. “As tecnológicas autónomas como esta podem ajudar as missões a operarem de forma mais eficiente, adaptarem-se a terrenos desafiantes e aumentar o retorno científico à medida que a distância da Terra aumenta. É um exemplo forte de equipas a aplicarem nova tecnologia de forma cuidadosa e com responsabilidade em operações reais”.
Caso tenha curiosidade em perceber como foi completado o percurso pelo Perseverance, o Jet Propulsion Lab partilhou no respetivo canal de YouTube um vídeo do trajeto feito a 10 de dezembro.
Pode encontrar acima o vídeo em questão.
 

Post a comment

Your email address will not be published.

Related Posts