
Zelensky felicita conservadores alemães com quem quer “fortalecer Europa”
“Estamos ansiosos por continuar a trabalhar em conjunto com a Alemanha para proteger vidas, para nos aproximarmos de uma verdadeira paz na Ucrânia e para reforçar a Europa”, escreveu Zelensky na rede social X.
“A Europa deve ser capaz de se defender, desenvolver as suas indústrias” e alcançar ‘sucessos que trarão uma unidade ainda maior à Europa’, acrescentou.
I congratulate the CDU/CSU and @_FriedrichMerz on their victory in the Bundestag elections. A clear voice from the voters, and we see how important this is for Europe.We look forward to continuing our joint work with Germany to protect lives, bring real peace closer to Ukraine,…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 23, 2025
De acordo com as projeções, o bloco conservador, formado pela União Democrata-Cristã (CDU) e pela congénere bávara União Social-Cristã (CSU), venceu as eleições com cerca de 29% dos votos, seguido pelo partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que quase duplicou a sua votação de 2021, para 19,5%.
O Partido Social-Democrata (SPD), do chanceler cessante Olaf Scholz, terá obtido cerca de 16%, enquanto os Verdes, parceiro de coligação, tiveram entre 12,4 e 13% dos votos. A Esquerda (Die Linke) terá alcançado cerca de 8,5%, acima dos 4,9% de 2012.
O líder conservador, Friedrich Merz, precisará de parceiros para formar governo. Alice Weidel já insistiu esta noite que está disponível para negociações, mas o candidato da CDU reiterou que rejeita coligações com a extrema-direita, mantendo o ‘cordão sanitário’ contra a extrema-direita.
Leia Também: De Ventura a Le Pen, líderes da extrema-direita aplaudem 2.º lugar da AfD