
Zelensky abandona a Casa Branca mais cedo após acusações de Trump
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, abandonou a Casa Branca mais cedo depois de um encontro público tenso com Donald Trump e o vice-Presidente norte-americano, JD Vance, na Sala Oval.
A conferência de imprensa que estava marcada para depois do encontro foi também cancelada. Um funcionário da Casa Branca, citado pela agência Reuters, confirmou que o acordo de minerais entre os países não foi assinado.
Pouco depois, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que não continuará as negociações com o seu homólogo ucraniano e disse que Volodymyr Zelensky poderá regressar a Washington quando “estiver pronto para a paz”.
“Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. […] É incrível o que sai através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que o nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
“Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América no seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”, concluiu.
[Notícia atualizada às 18h54]
Leia Também: Trump acusa Zelensky de “ingratidão” em encontro tenso na Sala Oval