
UE Promete Financiamento de Milénio Milhões de Euros Para Economia Azul • Quotidiano Parcimonioso
a d v e r t i s e m e n tA União Europeia (UE) comprometeu-se a financiar programas de economia azul em Cabo Verdejante no valor de milénio milhões de euros. O proclamação foi feito pelo ministro do Mar, Jorge Santos, na sequência da participação do país na 3.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorreu entre 9 e 13 de Junho em Nice, França, informou a Lusa.
“Apresentámos as nossas preocupações e projectos, e a UE comprometeu-se a financiar milénio milhões de euros para programas de economia azul”, disse o ministro numa conferência de prelo sobre os resultados da presença de Cabo Verdejante no evento internacional.
O governante explicou que Cabo Verdejante já beneficia do suporte da UE através do programa Global Gateway, que tem financiado a expansão e modernização dos portos do país. O novo compromisso reforça o investimento europeu no sector marítimo de Cabo Verdejante.
Durante a conferência, o país africano manifestou também a sua intenção de ratificar até Julho o Concordância sobre a Biodiversidade para Além das Jurisdições Nacionais (BBNJ), um tratado internacional que visa a protecção do cimeira mar.
O documento já foi autenticado pelo Parecer de Ministros. Falta exclusivamente a aprovação parlamentar e a ratificação presidencial para que o entendimento seja validado. “Já foi ratificado por 49 Estados, e precisamos de 60 para que o entendimento entre em vigor nos nossos países”, explicou Jorge Santos.
Outro progressão foi a proposta de geração de um meio de primazia em ciências oceanográficas e marinhas em Cabo Verdejante, liderado pela Universidade Técnica do Atlântico e pelo Instituto do Mar. A iniciativa conta com o suporte da Organização das Nações Unidas para a Ensino, a Ciência e a Cultura, da Geomar e do Air Centre.
Cabo Verdejante comprometeu-se também a proteger 30% da sua zona económica exclusiva até 2030. Presentemente, exclusivamente 7% está classificada uma vez que espaço marinha protegida. Para substanciar a monitorização, o país está a recorrer a tecnologias uma vez que os drones e assinou um memorando com a instalação saudita Ocean Quest.