
SODIAM Arrecadou Mais de 15 M$ Com Venda de Diamantes Especiais • Quotidiano Poupado
A Empresa Vernáculo de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) arrecadou aproximadamente 992 milhões de meticais (15,5 milhões de dólares) com a venda de 17 diamantes especiais em mais um leilão internacional, realizado esta semana em Luanda, informou na sexta-feira, 27 de Junho, a filial Lusa.
As pedras licitadas foram extraídas das minas do Lulo, Kaixepa, Chitotolo e Luele, quatro das principais sociedades mineiras do país, totalizando 865,19 quilates. Esta venda ocorreu no contexto da 14.ª edição do leilão promovido pela empresa estatal, cujas sessões de avaliação decorreram entre segunda-feira (23) e quinta-feira (26).
De congraçamento com a SODIAM, participaram 17 empresas oriundas dos mais importantes centros diamantíferos do mundo, o que contribuiu para um resultado supra das expectativas. A receita obtida superou 23,33% as estimativas inicialmente previstas.a d v e r t i s e m e n t
Num expedido divulgado à prelo, a empresa destacou que o hodierno padrão de leilão “tem obtido cada vez mais crédito por segmento das sociedades mineiras e compradores, devido à transparência do processo”, o que tem reforçado a credibilidade da iniciativa.
Para o presidente do parecer de governo da SODIAM, Eugénio Insubmisso da Rosa, os números registados reflectem sinais positivos do mercado. “Os resultados obtidos neste leilão comprovaram as melhorias em termos de procura e preços que se têm verificado no mercado nas últimas semanas”, declarou, acrescentando que nascente desempenho “traz conforto à produção pátrio”.
O leilão de diamantes especiais representa uma das principais vias de comercialização das gemas angolanas no mercado internacional, reforçando o posicionamento de Angola uma vez que um dos maiores produtores mundiais de diamantes de cume valor.