
Semana termina com um autêntico ‘desfile’ de planetas. Saiba como ver
Se pretende terminar a semana de uma forma especial, saiba que só precisará reservar o final do dia para assistir a um fenómeno muito especial. Isto porque um total de sete planetas do nosso Sistema Solar vão ter um autêntico ‘desfile’ e poderão ser vistos perfeitamente alinhados.
Pouco antes do anoitecer poderá ver Marte, Júpiter, Úrano, Vénus, Neptuno, Mercúrio e Saturno e, ainda que alguns deles sejam de difícil observação a olho nu, saiba que é uma oportunidade que só voltará a ter em 2040.
Mercúrio, Vénus, Júpiter e Marte poderão ser vistos a olho nu, sem qualquer tipo de equipamento extra. Por outro lado, Úrano e Neptuno exigirão telescópios adequados. Saturno será o mais difícil de observar, uma vez que é o planeta que estará mais próximo do horizonte.
“Teremos apenas alguns minutos depois do pôr-do-sol para os ver, antes que vão além do horizonte. Depois disso, ainda será capaz de ver Vénus, Júpiter e Marte por mais tempo”, nota o astrónomo Edward Bloomer do Observatório Real de Greenwich em entrevista à BBC.
Além de ser necessário contar com as condições meteorológicas adequadas para observar o céu noturno, o astrónomo aconselha os interessados a saírem de casa mais cedo para deixarem os olhos habituarem-se à escuridão. Serve sublinhar que o sol começa-se a pôr-se às 18:30 (hora de Lisboa).
Ainda assim, importa sublinhar que Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de hoje (e até terça-feira) no continente, Madeira e Açores chuva, vento e descida da temperatura – o que não abona a favor de boa visibilidade.
“Evitem olhar para o telemóvel, fiquem confortáveis e assegurem-se que têm uma visão não obstruída do horizonte”, aconselhou Bloomer.
Há também alguns recursos úteis que pode usar sob forma de aplicações como é o caso do Sky Tonight e do site Time and Date, que contam com ferramentas interativas que o ajudarão a orientar-se
Leia Também: NASA conclui que asteroide 2024 YR4 não constituirá ameaça para a Terra