
Secretário-geral da ONU considera ataque dos EUA “prenúncio” à sossego
O Secretário-Universal da ONU, António Guterres, afirmou na noite deste sábado que o ataque dos Estados Unidos às instalações nucleares do Irão “prenúncio” a sossego e a segurança em todo o mundo e apelou a que o mundo evite entrar numa “lesma de caos”.
“Trata-se de uma escalada perigosa numa região que já está à ourela do caimento e de uma prenúncio directa à sossego e à segurança no mundo”, afirmou António Guterres em enviado.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou levante sábado que as forças armadas dos Estados Unidos atacaram três centros nucleares no Irão, juntando-se diretamente ao esforço de Israel para guilhotinar o programa nuclear do país.
A decisão de envolver diretamente os Estados Unidos surge ao nono dia de ataques de Israel ao Irão, que tentaram erradicar sistematicamente as defesas aéreas e as capacidades de mísseis ofensivos do país, ao mesmo tempo que danificaram várias instalações de enriquecimento nuclear.
A filial nuclear iraniana e os meios de informação social iranianos confirmaram os “bárbaros”, na sentença da ataques aéreos contra as três principais instalações nucleares iranianas de Fordo, Natanz e Isfahan. (RMNOTÍCIAS)