Rússia diz que territórios ucranianos anexados são “inegociáveis”

“Os territórios que se tornaram súbditos da Federação Russa estão consagrados na Constituição do nosso país, são parte integrante do nosso país”, disse o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.
 
A Rússia anexou a Península da Crimeia em 2014 e, já depois de ter invadido a Ucrânia há três anos, as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, embora não controle a totalidade destes quatro territórios.
“Isto é absolutamente indiscutível e inegociável”, insistiu, na sequência de comentários do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que a Rússia terá de fazer concessões nas negociações de paz.
Na primeira reunião do seu gabinete, na quarta-feira, Trump disse que o Presidente russo, Vladimir Putin, terá de fazer concessões durante as negociações.
Também garantiu que Washington vai ajudar Kiev a “recuperar o máximo [de território] possível”, embora tenha admitido que será complicado, segundo a agência espanhola EFE.
Foi a primeira vez que Trump falou nestes termos sobre as negociações com a Rússia sobre a Ucrânia, que deverão iniciar-se quando Washington e Moscovo normalizarem as relações diplomáticas.
A segunda ronda de conversações russo-americanas para a normalização das relações afetadas pela guerra na Ucrânia realiza-se hoje na cidade turca de Istambul.
Apesar das afirmações do Presidente norte-americano, Peskov disse que Trump admitiu publicamente que está disposto a ouvir.
“É muito importante e diferencia-o radicalmente da anterior administração em Washington”, comentou, referindo-se ao antecessor de Trump na presidência, Joe Biden.
Peskov considerou que “ninguém espera que as decisões sejam fáceis e rápidas, porque o problema em causa é demasiado complexo e complicado”.
“Mas se a atual vontade política dos dois países, a vontade de se ouvirem mutuamente, se mantiver, acredito que conseguiremos levar este processo de trabalho a bom porto”, acrescentou.
Após a primeira ronda de conversações bilaterais na semana passada em Riade, Putin disse que o aumento da confiança entre a Rússia e os Estados Unidos era essencial para a resolução do conflito na Ucrânia.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já tinha levantado a ideia de uma “troca de territórios” com Moscovo, que o Kremlin recusou.
[Notícia atualizada às 10h59]
Leia Também: Rússia abate 20 ‘drones’ ucranianos em três regiões e na Crimeia

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16284

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário