Reservas Internacionais Líquidas Aumentaram em Fevereiro Para Mais de 862 M$ • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n tAs Reservas Internacionais Líquidas de Cabo Verde atingiram um valor recorde de 862,3 milhões de dólares em Fevereiro, segundo dados do Banco de Cabo Verde (BCV) citados pela Lusa. Estas reservas são essenciais para garantir o câmbio fixo com o euro e avaliar a capacidade de importação do país.

Segundo o BCV, este montante seria suficiente para cobrir cerca de seis meses de importações. O aumento representa uma inversão na tendência de queda que vinha a ser registada até Agosto de 2024.

Naquela altura, a cobertura das importações tinha caído para pouco mais de cinco meses. Esta situação levou o banco central a iniciar uma série de aumentos nas taxas de juro, com o objectivo de conter a saída de divisas.

Em Março, o BCV voltou a subir as taxas, desta vez em 25 pontos base, dando continuidade à aproximação às políticas da zona euro. A taxa de juro directora em Cabo Verde passou a ser de 2,5%.

A taxa da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez (FPC) ficou em 2,75%, enquanto a da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez (FPA) está agora nos 1,95%. Já a taxa de redesconto subiu para 3,50%, mantendo-se o coeficiente de Reservas Mínimas de Caixa (DMC) nos 10%.

A próxima reunião do Comité de Política Monetária do BCV está agendada para 6 de Maio. Nessa altura, poderão ser analisadas novas medidas, tendo em conta a evolução das reservas e da política monetária.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16872

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário