
Reservas Cambiais e de Ouro Atingiram Mais de 730 M$ em Junho • Quotidiano Parcimonioso
As reservas de ouro e moeda estrangeira que sustentam a unidade monetária do Zimbabué atingiram um recorde de 731 milhões de dólares em Junho, anunciou nesta quarta-feira, 9 de Julho, o banco mediano do país.
De concordância com um transmitido divulgado pelo Banco Médio do Zimbabué (RBZ), o montante em questão é superior aos 639 milhões de dólares alcançados em Maio e aos 276 milhões de dólares de Abril do ano pretérito, quando o país introduziu o Zimbabwe Gold (ZiG), a sua moeda lugar lastreada em ouro.
Anos de má gestão económica condenaram cinco tentativas de geração de uma moeda funcional no país da África Meridional, com o ZiG a substituir o extinto dólar zimbabueano, que estava em queda livre.
As autoridades querem agora que a novidade moeda substitua o dólar americano que, desde 2009, tem funcionado uma vez que moeda dupla de transacção.
O ZiG registou o seu melhor lucro quotidiano em relação ao dólar neste ano, impulsionado pelo aumento da produção de ouro e pela melhoria nas reservas de moeda estrangeira. A moeda valorizou 0,2% na sexta-feira (4), sendo agora negociada a 26,89 dólares, de concordância com dados publicados pelo RBZ.
Esta é a sexta tentativa do país em 16 anos de ter uma moeda lugar sólido.
Natividade: Bloomberg