PR Garante Financiamento Para a Construção de 12 Hospitais Distritais • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n ta d v e r t i s e m e n t
Pelo menos 472 unidades sanitárias ficaram destruídas em consequência de eventos climáticos em Moçambique desde 2019, informou esta segunda-feira, 6 de Janeiro, o Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciando, simultaneamente, garantias de financiamento para a construção de mais 12 hospitais distritais.

“Importa lembrar que, para além da escassez de recursos, a implementação da iniciativa ‘Um distrito, um hospital’ tem sido realizada num contexto de adversidades múltiplas, incluindo eventos climáticos extremos, que danificaram 472 unidades sanitárias desde 2019”, disse o chefe do Estado durante a inauguração do hospital distrital de Matutuine, na província de Maputo, no Sul do País.

Segundo Nysui, citado pela Lusa, outras 32 unidades sanitárias foram destruídas durante ataques terroristas que afectam, desde 2016, a província de Cabo Delgado, no Norte do País.

Não obstante essas destruições, o Presidente da República assegurou que a rede hospitalar cresceu nos últimos cinco anos no País, sobretudo com a implementação da iniciativa presidencial “Um distrito, um hospital”.

O chefe do Estado declarou que o País fornece agora cobertura hospitalar directa a, pelo menos, 4,4 milhões de pessoas, apontando igualmente melhorias dos indicadores face ao rácio populacional para cada unidade hospitalar, que desceu de 17 514 utentes em 2019, para 16 393 para uma unidade de saúde em 2024.

“Em 2019, apenas 29%, ou seja, 45 dos 154 distritos do nosso País, possuíam hospital distrital. Com a implementação da iniciativa, em cinco anos, desde 2019, entraram em funcionamento oito hospitais distritais”, declarou, afirmando ainda que, de 2019 para 2023, se reduziu de 12 para 10 quilómetros a distância percorrida nas zonas rurais até chegar a uma unidade sanitária.

O Presidente anunciou que Moçambique tem garantias de financiamento para a construção de mais 12 hospitais distritais com arranque ainda este ano, no quadro da mesma iniciativa presidencial.

Segundo dados do mais recente anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de unidades de saúde em Moçambique aumentou 10% nos últimos cinco anos chegando a 1841, de todos os tipos, no final de 2023.

De acordo com o documento, com dados do período desde 2019, Moçambique atingiu 15 hospitais centrais e provinciais, 55 hospitais distritais, rurais e gerais, 1659 centros de saúde e 112 postos de saúde no final de 2023.

Em 2019, o total de unidades de saúde em funcionamento, segundo o INE, era de 1674, traduzindo-se num balanço de 167 infra-estruturas em funcionamento, sobretudo centros de saúde.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 14953

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário