Portugal, Congo e Argélia Procuram Reforçar Cooperação Bilateral Com Moçambique • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n ta d v e r t i s e m e n t
O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu na quinta-feira, 16 Janeiro, em audiência, em Maputo, os mandatários dos governos de Portugal, Congo Brazzaville e Argélia, no quadro do reforço da cooperação bilateral e relações históricas.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, Portugal fez-se representar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Paulo Rangel.

Falando à imprensa, minutos após o término da audiência que lhe foi concedida pelo chefe do Estado, o ministro português explicou que o encontro visava, entre vários objectivos, apresentar uma carta do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o seu reconhecimento público em relação à eleição de Daniel Chapo.

Rangel também manifestou a pré-disposição do Governo português de reforçar a cooperação com Moçambique. “Desejamos as maiores felicidades para este mandato que agora inicia e para um fortalecimento das relações entre Portugal e Moçambique”, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

O governante português referiu que Moçambique e Portugal são dois países irmãos, com uma história comum, que se apreciam mutuamente.

Ambos abordaram as reformas que o Presidente da República anunciou na tomada de posse e conversaram também sobre a cooperação bilateral e o papel das empresas portuguesas, que nos momentos difíceis apoiaram os trabalhadores nacionais.

Já o enviado especial da Argélia, o ministro dos antigos combatentes, Rebiga Laid, aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem de felicitações do Presidente daquele país da África do Norte endereçada ao chefe do Estado.

A audiência com Daniel Chapo serviu também para cimentar as relações históricas tendo em conta o apoio da Argélia na luta de libertação de Moçambique. “O encontro serviu para a troca de opiniões no reforço das nossas relações bilaterais, o compromisso entre os dois líderes nesta cooperação”, disse Laid.

Por seu turno, o ministro da Função Pública e Segurança da República de Congo Brazzaville, Fitmin Ayessa, disse que o Presidente congolês felicita a tomada de posse de Chapo e reitera os laços de cooperação com o País.

“O Presidente da República de Congo Brazzaville pediu que reiterasse ao Presidente Daniel Chapo que Congo e Moçambique têm boas relações mesmo antes da independência”, disse Ayessa.

A República de Congo Brazzaville pretende consolidar as relações com Moçambique na área económica e outras. Refira-se que Congo é um dos países que apoiaram Moçambique durante a luta de libertação nacional.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 14956

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário