Mondlane Cancela Encontro Com Paulo Rangel Devido a “Questões de Segurança” • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n ta d v e r t i s e m e n t
Fonte próxima de Venâncio Mondlane afirmou que o candidato presidencial da oposição já não irá reunir-se com o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, devido a “questões de segurança”, salientando que o mesmo se encontra “recolhido”.

“Ontem, quarta-feira, 15 de Janeiro, houve uma escalada de violência, e tendo em conta questões de segurança teve de se recolher, o que motivou a não realização do encontro, também tendo em conta a agenda apertada do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal”, explicou a fonte citada pela Lusa.

Após a cerimónia de investidura de Daniel Chapo como quinto Presidente da República de Moçambique, Paulo Rangel disse que Portugal está disponível para apoiar uma mediação da crise pós-eleitoral no País, mas acreditando que tal não será necessário.

Na ocasião, o chefe da diplomacia portuguesa confirmou que, durante a sua estadia em Maputo, previa um encontro com Venâncio Mondlane, que tem convocado sucessivas paralisações e manifestações contra os resultados das eleições gerais de 9 de Outubro.

“Também falaremos com ele, com certeza, isso está previsto. Está previsto falar com todos e, portanto, com certeza que a predisposição de Portugal é sempre ajudar. Nós não podemos substituir-nos, obviamente, de maneira nenhuma, não queremos interferir na soberania de Moçambique, mas achamos que há aqui uma oportunidade para se criar uma agenda de consenso, de reformas por um lado institucionais e, por outro, com certeza económicas e sociais”, argumentou.

Recentemente, Mondlane acusou o ministro dos Negócios Estrangeiros português de parcialidade e de “manipular” a opinião pública ao dizer que acompanha o processo pós-eleitoral em Moçambique.

Questionado pelos jornalistas sobre estas declarações, Paulo Rangel desvalorizou, olhando para as mesmas “com um grande fair play. Eu compreendo que neste contexto as pessoas expressem as suas opiniões livremente e, portanto, o objectivo de Portugal, como eu disse desde o início, é uma postura e uma atitude muito construtivas para facilitar o diálogo, para criar a disponibilidade para ajudar, se isso for querido e necessário”, justificou.

Paulo Rangel insistiu que neste processo, marcado por manifestações e tensões pós-eleitorais que já provocaram mais de 300 mortos e 600 baleados desde 21 de Outubro, é necessário “diálogo a partir deste momento.”

A cerimónia de investidura foi marcada por novos confrontos entre a polícia e apoiantes do candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados eleitorais, com registo de, pelo menos, cinco mortos em Maputo.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 14959

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário