Membros do Novo Governo Tem 45 Dias Para Declarar Património • Diário Económico

a d v e r t i s e m e n ta d v e r t i s e m e n t
Os membros do novo Governo empossado neste sábado (18), em Maputo, pelo Presidente da República, Daniel Chapo, tem 45 dias para declarar o seu património e submeter os respectivos documentos à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Falando durante a 1.ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, Chapo disse que todos os ministros devem cumprir o estabelecido na Lei de Probidade Pública, que preconiza a remessa à PGR do formulário do património.

“Não se esqueçam, que têm 45 dias para submeter a declaração do património na PGR, nos termos da lei de Probidade Pública, com vista a salvaguardar a transparência, ética e imagem do Governo. Por isso, deixo esta recomendação legal”, acrescentou.

A declaração deve conter dados pessoais de identificação e todos os elementos que permitam uma avaliação rigorosa do património e rendimentos do declarante e do seu cônjuge, ou pessoa com que viva em situação análoga à de cônjuge, filhos menores e dependentes legais.

O documento inclui ainda o património imobiliário, quotas, acções ou outras partes sociais do capital de sociedades civis, ou comerciais, de direitos sobre barcos, aeronaves ou veículos, direitos de uso e aproveitamento de terra, gado, carteiras de títulos, contas bancárias, carteiras móvel, aplicações financeiras equivalentes, desde que seja superior a 800 mil meticais.

A declaração é efectuada e depositada electronicamente. Nos casos em que não seja possível enviar em formato electrónico, o documento deve ser entregue pessoalmente, ou mediante um mandatário munido de procuração.

Além de ministros, a lei abrange também os dirigentes das instituições do Estado, titulares de partidos políticos, magistrados, juízes conselheiros, gestores, administradores, coordenadores e responsáveis de projectos a todos os níveis, a serem implementados nos órgãos do Estado, incluindo Forças de Defesa e Segurança (FDS), polícia municipal, de trânsito, agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e todos os agentes de todos os ramos.

A lei abrange ainda contratados, com ou sem remuneração, dos órgãos locais do Estado, os substitutos de qualquer cargo ou função, por mais de 90 dias, e outros cargos políticos e públicos que venham a ser criados.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 14956

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário