
Invenção de Gás no Poço Gajajeira-01 Abre Novas Oportunidades de Exploração • Quotidiano Parcimonioso
A Escritório Pátrio de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e o Grupo Tarefeiro do Conjunto 1/14 anunciaram a invenção de gás no poço de exploração Gajajeira-01. O conjunto é operado pela Azule Energy (35%), em parceria com a Equinor (30%), Sonangol E&P (25%) e Acrep S.A. (10%).
Segundo um transmitido de prensa citado pelo Jornal de Angola, o poço foi perfurado a 1 de Abril de 2025, em águas com 95 metros de profundidade, a respeito de 60 quilómetros da costa. A perfuração localizou rochas porosas (arenitos) com gás e condensado — um tipo de petróleo ligeiro — numa estrato geológica antiga chamada LO100.
“Os resultados preliminares e amostras de fluidos indicam vários reservatórios com boa mobilidade”, refere a nota. Isso significa que o gás pode fluir com facilidade no subsolo, facilitando a extracção. As primeiras estimativas apontam para mais de um trilião de pés cúbicos de gás e até 100 milhões de barris de condensado.a d v e r t i s e m e n t
Os dados confirmam a existência de um sistema de hidrocarbonetos, ou seja, de acumulações naturais de petróleo e gás. A invenção abre novas possibilidades de exploração no mar (offshore) da Bacia do Reles Congo, uma região rica em recursos energéticos.
A Azule Energy continuará a estimar todo o potencial da invenção. Juntamente com os parceiros do Conjunto 1/14, decidirá qual o melhor caminho a seguir para um verosímil desenvolvimento mercantil do projecto.
O transmitido destaca ainda que a primeira tempo da perfuração foi feita com segurança. Foram utilizadas ferramentas tecnológicas para explorar a qualidade das rochas e dos fluidos presentes no subsolo, mantendo elevados padrões operacionais.
As operações deram prioridade à segurança em todas as etapas. A invenção no poço Gajajeira-01 representa um passo importante para o horizonte da exploração de gás procedente em Angola e reforça o potencial da Bacia do Reles Congo.