
INAM Alerta Para Formação de um Sistema de Baixa Pressão no Canal de Moçambique • Diário Económico
a d v e r t i s e m e n t
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alertou para a formação de um sistema de baixas pressões atmosféricas no canal de Moçambique, o que está a contribuir para a ocorrência de chuvas e trovoadas em várias províncias do País.
Através de um comunicado divulgado nesta segunda-feira (24), prevê-se que o sistema evolua no dia 26 de Fevereiro para o estágio de tempestade tropical moderada, enquanto se move para a região Sul de Madagáscar.
O INAM não especificou quais as províncias que serão mais afectadas pelo fenómeno climático, mas apelou à população para continuar a acompanhar a informação e os avisos difundidos pelas autoridades competentes.
O risco de cheias e inundações localizadas é uma preocupação em algumas zonas, pelo que “se aconselha prudência e a adopção de medidas preventivas, especialmente para as comunidades que vivem em áreas propensas a estes fenómenos.”
Em 13 de Janeiro, o ciclone tropical severo Dikeledi atingiu Moçambique, causando pelo menos 11 mortos e afectando outras 250 mil pessoas, incluindo a destruição de quase 20 mil casas, segundo o mais recente balanço oficial das autoridades.
Já o ciclone Chido, que atingiu Moçambique a 14 de Dezembro, causou a morte de pelo menos 120 pessoas e afectou outras 450 mil.
Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril.a d v e r t i s e m e n t