Governo Vai Contrair Nascente Ano um Empréstimo Interno de Mais de 620 M$ • Quotidiano Poupado

O Governo da Zâmbia vai contrair um empréstimo suplementar de mais de 620 milhões de dólares no mercado interno ainda oriente ano, para ocultar um défice orçamental superior ao inicialmente previsto. A informação foi avançada esta quinta-feira (26), em Lusaka, pelo ministro das Finanças, Situmbeko Musokotwane, conforme escreveu a Bloomberg.

Segundo o governante, a medida visa confirmar a cobertura de necessidades adicionais do orçamento agora em realização. “A Zâmbia vai contrair um empréstimo suplementar de mais de 620 milhões de dólares no mercado interno para ocultar um défice maior do que o previsto para o ano em curso”, explicou.

Para além do recurso ao endividamento interno, o Executivo pretende substanciar a arrecadação fiscal em 2025. De concordância com o ministro, estão previstos mais de 208,3 milhões de dólares em receitas adicionais provenientes de impostos.

A maioria dessas receitas resultará de “novas medidas de receitas não especificadas”, explicou Musokotwane, sem, no entanto, detalhar que tipo de medidas serão aplicadas nem o calendário para a sua implementação.

A Zâmbia, um país da África Sul rico em cobre, enfrenta dificuldades fiscais que exigem maior geração de receitas e contenção das despesas públicas. O aumento do endividamento e das receitas fiscais reflecte os esforços do Governo nesse sentido.

As declarações do ministro foram feitas no Parlamento e mostram o compromisso do Executivo em ajustar o orçamento às exigências deste ano. A Zâmbia espera que estas medidas contribuam para estabilizar as contas públicas e reduzir o défice fiscal.

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 15645

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário