
Governo sul-africano incentiva auto-emprego para jovens
O vice-presidente sul-africano, Paul Mashatile, diz que o governo está a incentivar os jovens a abrirem seus próprios negócios, porquê forma de reduzir a pobreza e o desemprego juvenil.
Num oração proferido em North West, nas celebrações do dia da juventude da África do Sul, Mashatile revelou que o executivo tem agendado o espeque financeiro a jovens que desejam terebrar seus próprios negócios.
O vice-presidente reconheceu que a veras mostra que muitos jovens sul-africanos não estão a viver o horizonte que esperavam. Aliás, na África do Sul, a taxa solene de desemprego para jovens de 15 a 34 anos de idade, é de quarenta e seis vírgula um por cento.
De entre os esforços para atender as preocupações dos mais jovens, Paul Mashatile destacou o Programa de Subsídios da Filial Pátrio de Desenvolvimento da Juventude e o Fundo Repto Jovem que, na óptica dele, são iniciativas essenciais para estribar o empreendedorismo juvenil:
“Uma vez que Governo, oferecemos diversos programas de espeque a jovens empreendedores, incluindo a assistência financeira, serviços de desenvolvimento empresarial e formação profissional. Estes fundos vão agir porquê um catalisador para atrair outros fundos e ampliar o espeque às micro, pequenas e médias empresas. Outrossim, o governo está a promover a participação dos jovens na economia do dedo, através de iniciativas porquê o Projecto Director da Economia Do dedo e a Estratégia Pátrio de Competências Digitais e Futuras. Estas iniciativas inspiram esperança na procura pela geração de ofício e empreendedorismo para os jovens. No entanto, acredito que os jovens precisam de mais do que esperança e resiliência para prosperar. Eles precisam de espeque político e entrada ao capital e mercados de bens e serviços. E, supra de tudo, precisam de um ecossistema coordenado que reconheça que, trabalhando juntos, podemos fazer mais para fabricar um envolvente propício para os jovens”, disse.
Mashatile disse ainda que o agravamento da crise de desemprego juvenil na África do Sul é uma emergência moral, que precisa ser enfrentada com urgência.
O Dia da Juventude na África do Sul coincide com a passagem dos 49 anos do massacre de Soweto. (RM Johannesburg)