Governo Lança Estratégia Mista Para Electrificação Universal Até 2030  • Quotidiano Parcimonioso

O ministro da Vontade sul-africano, Kgosientsho Ramokgopa, apresentou as linhas gerais de uma estratégia de chegada universal reformulada que emprega uma abordagem de financiamento misto para electrificar, até 2030, os mais de 1,6 milhão de lares na África do Sul que ainda não têm chegada à electricidade.

Num exposição proferido no Parlamento, Ramokgopa afirmou que o novo padrão irá além da abordagem tradicional centrada na rede, que até agora dominava o programa de electrificação da África do Sul há várias décadas, de modo a incluir tecnologias micro e fora da rede.

Embora 8,4 milhões de residências tenham sido electrificadas sob o padrão anterior, elevando os níveis de electrificação de 36% em 1994 para 94% em 2024, o ritmo diminuiu nos últimos anos, e o ministro sublinhou que era necessário um esforço renovado.

A teoria será utilizar várias soluções tecnológicas para resolver os atrasos de longa data na electrificação, particularmente nas províncias de Limpopo, Cabo Oriental e KwaZulu-Natal, e principalmente em assentamentos informais, áreas periurbanas e cidades rurais.

A novidade “estratégia abrangente de chegada universal” resultou de uma revisão conduzida pelo Departamento de Electricidade e Vontade e adoptará uma “estrutura coordenada e tecnologicamente neutra que acelera o chegada, integra soluções dentro e fora da rede e institucionaliza parcerias de implementação em todos os três níveis do Governo”, declarou o ministro.

O novo padrão envolverá três reformas fundamentais: a consolidação de todos os programas de chegada num único quadro híbrido de planeamento e financiamento; o combate às redes sobrecarregadas ou com capacidade insuficiente para facilitar o incremento da trouxa; e a integração de soluções fora da rede e de micro-redes, principalmente em áreas rurais e assentamentos informais.

“A estratégia de chegada universal redefine a electrificação uma vez que uma obrigação de desenvolvimento baseada em direitos, em vez de um detença herdado na infra-estrutura”, afirmou. Aliás, o padrão de financiamento será apropriado para ter em conta a veras de que “a dimensão do duelo excede em muito o orçamento disponível”, acrescentou Ramokgopa.

Inovação no padrão de subsídios e encantamento de investimentos

Uma vez que secção da estratégia, o Governo propôs redireccionar o subvenção do Programa Vernáculo de Electrificação Integrada (INEP) para uma subvenção de chegada universal, muito uma vez que para estribar a geração de um novo mecanismo de financiamento misto em colaboração com o Tesouro Vernáculo e instituições financeiras de desenvolvimento.

Um totalidade de 13 milénio milhões de rands (731 milhões de dólares) foi atribuído ao INEP para os próximos três anos. Embora leste montante tenha sido tradicionalmente transferido para a empresa estatal de vigor Eskom e para os municípios para estribar projectos de electrificação, Kgosientsho Ramokgopa indicou que os fundos poderão, no porvir, ser utilizados uma vez que um instrumento de redução do risco para atrair financiamento para o desenvolvimento e concessões, muito uma vez que para investimento privado.

“Ao utilizar fundos públicos para reduzir o risco dos investimentos privados, estamos a fabricar um mecanismo de financiamento de infra-estruturas que nos permitirá antecipar o capital necessário para estugar a implementação”, anuiu o ministro.

O objectivo será mobilizar o financiamento, incluindo o da dívida, necessário para estugar a implementação da electrificação em províncias e municípios de subida prioridade, criando simultaneamente um pipeline de projectos previsível e atractivo para os investidores institucionais. “Esta abordagem posiciona o chegada universal uma vez que um investimento rentável no desenvolvimento, com retornos mensuráveis na saúde, ensino e participação económica”, referiu o governante.

Para prometer a acessibilidade, entretanto, o departamento reviu a política de preços da electricidade com o objectivo de fabricar uma estrutura de preços diferenciada “que proteja as famílias vulneráveis, ao mesmo tempo que apoia os grandes consumidores de vigor com tarifas internacionalmente competitivas para exportações intensivas em electricidade e beneficiadas localmente”, anuiu.

Natividade: Engineering News

Partilhe o seu amor
SabeBusiness Admin
SabeBusiness Admin

A SabeBusiness é uma plataforma inovadora dedicada a conectar, impulsionar e transformar negócios em todos os setores da economia. Criada com a missão de fortalecer o ecossistema empresarial, a SabeBusiness oferece um ambiente digital estratégico onde empreendedores, empresas, profissionais e organizações podem expandir suas redes, promover seus serviços e explorar novas oportunidades de mercado.

Artigos: 16637

Newsletter informativa

Insira o seu email abaixo para subscrever a nossa newsletter

Deixe um comentário